• 16 3711-6300
  • 16 3712-6300

CÓDIGO:    SENHA:

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Monsenhor Rosa /Av.Brasil/Francisco Marques, 3 unid, - Franca/SP | CEP: 14400-000

Três em cada dez consumidores parcelam suas compras no cartão de crédito

Poder contar com as facilidades do crédito é levado em consideração pelos consumidores na hora de fazer suas compras, mas comprar aquilo que quer pagando à vista ainda é o que a maioria deseja - não apenas para concretizar desejos de consumo, mas para lidar com os gastos e imprevistos do dia a dia.

Foi lançada uma pesquisa da SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) denominada ‘O Uso do crédito nas compras’ que busca compreender as diversas representações do crédito na vida do consumidor.

O levantamento estabelece as modalidades de parcelamento preferidas, a média de prestações a pagar nos próximos meses e os produtos mais comuns adquiridos desta forma, além da percepção dos brasileiros sobre o custo e o acesso ao crédito este ano na comparação com o ano passado.

O resultado aponta que um hábito bastante comum dos brasileiros é o de parcelar suas compras, mesmo que elas não possuam um valor alto. A pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação mostra que mais de um terço dos consumidores (34,7%) que pretendem realizar compras parceladas no próximo mês, afirmaram que pagarão no maior número de prestações, independentemente do valor.

Outros 37,1% também têm a intenção de comprar a prazo, mas com o menor número possível de parcelas. Vale ressaltar que uma pesquisa feita em Franca aponta que 6 em cada 10 consumidores voltam à inadimplência até um ano depois de limparem o nome.

O parcelamento pode ser uma importante ferramenta para o uso do crédito, mas apenas se realizado de maneira organizada e responsável, segundo especialistas do SPC Brasil. Para eles, o brasileiro está acostumado a pagar suas compras em várias prestações mesmo com valores que não compensam o parcelamento.

“Isso compromete parte da renda e, se feito de maneira descontrolada, pode até gerar um superendividamento e inadimplência”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A pesquisa mostra que os entrevistados que tinham prestações a pagar, quitaram em média três parcelas e ainda têm pela frente quase seis meses para terminar de pagar os compromissos já assumidos.

O desconhecimento sobre as contas é um dos culpados pelo endividamento dos brasileiros. “Cada compra, seja parcelada ou à vista, deve ser anotada e ter o seu valor analisado em conjunto com as receitas, ou seja, o consumidor deve saber se vai ter dinheiro para conseguir quitar o pagamento de suas compras”, disse.

 A análise mostrou que o cartão de crédito é a modalidade de crédito preferida por 72,2% dos entrevistados que pretendem comprar algum produto ou serviço parcelado no próximo mês.

Em comparação aos itens que os consumidores pretendem comprar parcelado em 2016, as roupas aparecem em primeiro lugar para 23,8% dos entrevistados, seguidas pelos calçados (21,4%) e pela opção de não comprar nada dessa maneira (19,7%).

A principal forma de pagamento das despesas e compras no geral continua sendo o pagamento à vista, para 67,7% dos entrevistados: 42,6% escolhem dinheiro, seguido pelo cartão de débito (25,1%). Com 32,3% dos pagamentos a prazo temos principalmente o cartão de crédito, seja em uma ou em mais parcelas (28,6%). 

Entre os consumidores, 44,2% optam pelo pagamento à vista caso a diferença do valor a prazo seja muito significativa 

A pesquisa traça o perfil de 674 consumidores de todas as regiões brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos e pertencentes às todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e a margem de confiança, de 95%.



<< Voltar

PUBLICIDADES

CLIMA
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
  • 16 3711-6300
  • 16 3712-6300
Câmara de Dirigentes Lojistas de Franca
Monsenhor Rosa /Av.Brasil/Francisco Marques, 3 unid - - Franca/SP
cdl@cdlfranca.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA